Uma recente pesquisa afirma que apenas 39% do expediente de trabalho é produtivo, número bastante baixo. Para mudar esse quadro, é preciso investir no engajamento dos colaboradores, tornando-os mais comprometidos na busca pelos resultados.

Nesse processo, muitas coisas podem ser feitas. É possível melhorar a comunicação dentro da empresa, criar metas mais desafiadoras e ter uma melhor gestão do tempo. Sobretudo, é importante desenvolver um modelo de liderança exemplar, que coloca a “mão na massa”.

Pensando na importância desse assunto, criamos este artigo para você. Nele, vamos mostrar como melhorar o engajamento de funcionários, com dicas práticas. Continue lendo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

1. Estabeleça um propósito de atuação

O propósito é o que dá sentido ao trabalho e torna a empresa única no mercado. Quando ele é apenas ganhar dinheiro, fica difícil motivar os talentos. Por isso, deve-se deixar claro o “por que” da existência da companhia e seu propósito de atuação no mercado.

O propósito da cervejaria AmBev, maior do mundo, é o de “unir as pessoas por um mundo melhor”. A Natura, por outro lado, acredita que é possível promover o “bem-estar bem”. Isso inspira os funcionários à ação e subsidia conquistas exponenciais. Então, crie seu propósito.

2. Deixe claro os papéis e responsabilidades

É importante que todos os colaboradores entendam com clareza seus papéis dentro da empresa, bem como suas responsabilidades diárias. Com isso, é possível que eles tenham mais comprometimento e entreguem melhores resultados. Mas como fazer?

Tudo deve começar ainda no processo de integração de novos funcionários. É preciso apresentar o cargo e as principais competências demandadas por ele – o que deve o que e não deve ser feito. Além disso, é importante apresentar o organograma da companhia, explicando sobre os líderes e liderados.

3. Melhore o processo interno de comunicação

A comunicação é um elemento fundamental do negócio. Quando bem executada, contribui para a redução do número de erros, alinhamento e motivação dos colaboradores. Além disso, garante um clima organizacional mais agradável e transparente.

Para tanto, um dos pontos mais importantes é a implementação de novos canais de comunicação. Esses canais devem garantir que a mensagem chegue ao receptor com clareza. Como exemplos, é possível destacar: intranet, aplicativos mobile e murais de recados.

4. Construa uma liderança exemplar

A liderança pelo exemplo, hoje, é uma prática adotada em grandes companhias. O motivo é muito simples: o exemplo motiva os funcionários à melhoria. Não adianta apenas falar, repetir por diversas vezes o mesmo discurso, se os próprios líderes não são comprometidos.

Um líder exemplar é aquele que coloca a mão na massa, é o primeiro a chegar na empresa e o último a sair. E mais, respeita sua equipe, sabe ouvir e dar feedback a seus liderados. Com isso, é possível inspirar grandes resultados.

5. Tenha recompensas claras e desejadas

São muitas as empresas que estipulam metas complexas e cobram continuamente por resultados melhores, mas deixam de reconhecer e recompensar seus colaboradores por isso. Assim, cria-se um senso de injustiça dentro da empresa.

Além das comissões e bonificações, existem muitas outras recompensas, que são realmente inovadoras e de baixo custo para a organização. É possível optar por um almoço com o CEO, um dia de folga remunerado ou uma viagem de incentivo, por exemplo.

Veja se, ao aplicar essas dicas, será possível manter cada funcionário mais engajado e comprometido com os objetivos organizacionais. Assim, toda a companhia será beneficiada, tornando-se mais próspera, sólida e atraente em seu segmento de atuação.

Gostou do nosso conteúdo? Está pronto para melhorar o engajamento de funcionários? Agora, deixe que seus amigos também conheçam mais sobre o assunto. Compartilhe-o em suas redes sociais!


 

 


Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

Todos os posts do autor