Saber como realizar uma boa análise de equipes pode fazer toda a diferença, afinal, são elas que dão vida ao negócio e contribuem para o alcance dos resultados desejados. A questão é: quais ferramentas podem ser utilizadas para isso?

Pensando nessa questão, criamos um guia para você. Hoje, vamos dar algumas dicas para que você realize sua análise de equipes com qualidade e eficiência. Confira!

1. Monitore as métricas de produtividade

As métricas funcionam como um grande termômetro dentro da empresa, indicando o grau de resultados que são alcançados pelos trabalhadores. Por essa razão, é importante definir e monitorar indicadores (ou KPIs) que se relacionem com a produtividade do time.

Entre os principais, é possível destacar:

As métricas ideias podem variar bastante de acordo com cada equipe e suas atividades-chave. Então, primeiro, busque conhecê-las profundamente.

2. Use os 4 tipos de colaboradores de Welch

Essa é uma ótima ferramenta, desenvolvida por Jack Welch, ex-CEO da General Eletric. Ela foi criada para análises individuais dos profissionais, mas também pode ser usada com a equipe em geral. Pela abordagem simples, tem ganhado muita popularidade.

Os 4 tipos de colaboradores de Welch levam em consideração duas principais variáveis:

  1. o alinhamento com os valores da empresa;
  2. a entrega dos resultados esperados.

No final, será possível definir quem merece ser promovido, treinado ou, ainda, desligado.

3. Acompanhe as metas alcançadas

É comum que uma equipe tenha diferentes alvos a serem alcançados, e isso é outro importante aspecto que deve ser considerado. Avalie todas as metas quantitativas atribuídas ao time, depois identifique aquelas que foram (ou não) atingidas.

Se a grande maioria dos membros tem alcançado os resultados demandados, isso é um excelente sinal. Caso contrário, é preciso diagnosticar os pontos fracos que estão impedindo a alta performance da equipe, bem como o alcance das metas inicialmente atribuídas.

4. Aplique a Análise S.W.O.T.

Essa é uma das mais importantes ferramentas da administração, desenvolvida para contribuir na formulação de planos estratégicos. A cada dia tem ganhado mais destaque nas análises pessoais e grupais, como dos times de funcionários. Sua aplicação é muito simples.

Com a Matriz S.W.O.T. em mãos, defina quais são as forças (competências já identificadas) e fraquezas (competências que precisam ser desenvolvidas) da equipe de funcionários. Depois, cruze isso com as oportunidades e ameaças a serem analisadas, dentro ou fora da empresa.

5. Use uma plataforma para análise

A tecnologia também é uma grande aliada. Com uma plataforma de gestão do comportamento, é possível cruzar uma série de informações sobre os integrantes do time e, no final, ter uma análise completa sobre o perfil comportamental de cada um deles.

É factível classificar o comportamento das pessoas a partir de quatro principais fatores:

  • a Dominância;
  • a Influência;
  • a eStabilidade;
  • a Conformidade.

Isso deve ser feito com o auxílio de uma boa plataforma. Assim, é possível ter mais rapidez e exatidão nas informações.

Todas essas dicas são importantes. Aproveite para aplicá-las em sua equipe e descobrir mais sobre cada uma delas. Desse modo, você pode desenvolver uma gestão mais eficaz, alcançar metas desafiadoras e tomar decisões estratégicas.

Gostou do conteúdo? Está pronto para fazer análise de equipes?


 

 


Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

Todos os posts do autor