Aprenda definitivamente o que é RH estratégico

Atualmente, um dos temas de gestão mais abordados é o RH estratégico. E não seria para menos. Empresas que investem no assunto possuem desempenho (em média) 51% superior à concorrência no mercado. Assim, é considerado um grande diferencial competitivo.

Para ficar mais claro, é importante entender que o RH estratégico é aquele com foco em resultados reais para a empresa por meio dos funcionários que nela trabalham. Por isso, desenvolve planos para aquisição de talentos, motivação e acompanhamento dos resultados.

Existem alguns pontos que são comumente compartilhados por empresas que investem nesse novo modelo de RH. Pensando nisso, criamos um guia para você! Continue lendo nosso conteúdo e fique por dentro dos principais pontos. Boa leitura.

Atuação com base em métricas e indicadores

A gestão de pessoas preocupa-se com uma série de decisões importantes, como promover pessoas, investir em treinamentos e priorizar projetos. Tudo deve ser feito com agilidade e efetividade. Para tanto, precisa de bons indicadores-chave de desempenho (KPIs).

Dentre os indicadores utilizados, é possível destacar:

Não há um limite de KPIs para acompanhar, mas é importante definir e atualizar constantemente aqueles que realmente importam para a empresa. Também é preciso iniciar um processo de melhoria contínua, buscando por resultados ainda mais favoráveis no futuro.

Disseminação de uma cultura eficaz e sólida

A cultura de uma empresa é tão importante quanto sua estratégia de atuação, capaz de determinar o sucesso ou fracasso das ações diárias. De forma resumida, representa o conjunto das crenças, hábitos e valores compartilhados internamente.

O atual RH contribui de modo ativo para desenvolver e disseminar a cultura da empresa, garantindo que cada profissional a abrace no dia a dia. Isso contribui para criar uma identidade para a organização, diferenciá-la no mercado e alinhar suas equipes de trabalho.

Definição de metas inteligentes e desafiados

O RH envolve-se cada vez mais na definição de metas para as equipes de trabalho e companhia em geral, garantindo que haja um equilíbrio entre o aspecto “humano” e o alto desempenho de cada um dos colaboradores. Para definir boas metas, utiliza-se o padrão SMART.

Para ficar claro, SMART é um acrônimo de cinco palavras do inglês. Representa a criação de metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo bem definido. Cada uma das metas são definidas com a ajuda dos líderes de equipe e, depois, compartilhadas.

Ênfase na aquisição de pessoas talentosas

Profissionais talentosos são aqueles que entregam mais resultados que a média, diferenciando-se onde quer que estejam. Eles contribuem para a estruturação de equipes de alta performance e construção de empreendimentos sólidos. Por isso, captar talentos é uma das prioridades para o RH das empresas mais modernas.

Para tal fim, uma importante ferramenta é a plataforma de gestão do comportamento. Com ela, é possível identificar o perfil comportamental dos candidatos, avaliando se possuem ou não aderência ao cargo, bem como se podem ser considerados os talentos adequados a determinadas funções.

Veja, todos são pontos importantes e presentes no RH estratégico. Aproveite para implementá-los em sua empresa, garantindo resultados ainda melhores para todos.

Gostou do nosso conteúdo? Está pronto para continuar aprendendo sobre o RH e suas principais transformações?

Então aproveite para conhecer as principais inovações do RH para aplicar em sua empresa. Ou, se preferir, utilize ainda o nosso inventário gratuito de avaliação estratégica de RH. Vamos lá!