Usar de todos os artifícios, que possam promover um espírito comum, dentro de uma empresa, poderia desmotivar o seu funcionário, pois o que motiva um pode desmotivar o outro.

Há aqueles que se renderão ao stress do imprevisto, os que estarão motivados - mas sem foco -, os que estarão focados e preparados para mudanças drásticas - mas que não conseguem lidar com as questões cotidianas. Toda empresa é, antes de tudo, uma relação social. O líder tem que saber encarar as probabilidades, temperamentos e impossibilidades de sua equipe, promover, desenvolver, transferir e até desligar colaboradores, se for preciso.   

E, para toda interação entre as pessoas estar afinada, é essencial que saibam se comunicar, perpassando pelas diversas formas de significantes, de um elogio expresso a um sorriso de aprovação. Desvelar o costume por trás da rigidez corporativa e as regras impostas de cima para baixo.

A ETALENT tem, como missão, enriquecer a vida das pessoas e organizações a partir dos aspectos comportamentais. O progresso da organização está relacionado ao conhecimento e desenvolvimento de Talentos. É preciso desenhar o mapa em conjunto com os executores deste plano, atento às intempéries e a moral da equipe, afinal, sinônimo de empresa é um conjunto de meios com vista a exercer uma atividade, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana.    

Apoiamos os seus parceiros e clientes para que, neste longo percurso, que será vencido coletivamente, sejam antecipados lamúrias, sorrisos e alegrias, desde os oriundos da sociedade, na qual se insere a empresa e determina os lindes de sua atuação, até as limitações psicológicas e culturais que, em vez de serem encaradas como barreiras, devem ser vistas como estruturas sólidas onde pontes serão construídas. Afinal, pessoas juntas sempre irão completar-se ou alavancar-se.

Você está confortável com sua situação atual ou sente que precisa mudar para alcançar um novo patamar?

No mundo de hoje, mais que nunca, todos reconhecem a necessidade de mudança, quer por estímulos externos (concorrência, tendências do mercado, inovações etc) quer por fatores internos (busca de excelência). Nova forma de pensar, novas atitudes e comportamentos são necessários para que continuemos a participar desse meio, não apenas sobrevivendo, mas vivendo com qualidade.

 

Ao longo da vida, em nossa trajetória pessoal e profissional, defrontamo-nos com situações de impasse que exigem negociação.

Quando nossos objetivos ou nossos interesses colidem com os daqueles com que convivemos, é preciso negociar um acordo que contemple a mútua satisfação e mantenha os laços de respeito mútuo. 

Você sabe se comunicar?

A principal ferramenta para uma boa convivência é a forma de comunicação. Falar o que o outro gosta de ouvir, ouvir o que o outro gosta de falar pode fazer grande diferença nos relacionamentos.

Você Valoriza as pessoas com quem convive? Costuma demonstrar isso com palavras e atitudes? 

Faz parte do ser humano a necessidade de sentir que tem valor para os outros. O termômetro para medir a importância que as pessoas nos dão chama-se consideração.

Você já observou que cada ação que você pratica na vida é produto de uma escolha? Na verdade, seja em pequenas ou grandes decisões, sempre estamos escolhendo alguma alternativa.

Algumas pessoas acham que, em certas situações, não possuem escolha. Isso é errado. Sempre escolhemos, aproximando-nos do que nos causa prazer e afastando-nos do que causa dor. A verdade é que nem sempre temos uma noção correta do que nos prepara e dos que nos acomoda.

Faz parte de nossa cultura, admirar os heróis... Eles estão em toda parte, incitando sensações e emoções.  Tem gente que se torna fanática e faz de tudo para imitá-los. Afinal, prestígio, dinheiro, fama, poder e autoridade são buscados tanto pelas Empresas quanto pelas pessoas.

No caso das empresas, elas procuram funcionários com tantas qualidades que precisariam ser verdadeiros Super-homens para possuí-las. Eles têm que ser objetivos e cheios de garra e ao mesmo tempo comunicativos e persuasivos; é imprescindível que sejam, pacientes, bons ouvintes e ponderados; mas também organizados, detalhistas e que sigam muito bem regras. Pena que este Super Homem, no planeta terra, ainda não exista.

Como você age sob pressão? Melhora seu desempenho, fica paralisado ou sai atirando para todos os lados sem atingir qualquer alvo?

Tem gente que só funciona bem sob pressão. Um empurrãozinho faz com que saia do chão e ganhe velocidade. Pressão excessiva, entretanto, não empurra, derruba, e nem todo mundo tem estrutura para suportá-la.

Você já teve vontade de “chutar o pau da barraca” e cair fora? Já enfrentou situações em que parece não ver luz no fim do túnel? 

Às vezes nos sentimos tão impotentes diante dos problemas, tão sem autoestima que a vontade é de pular fora, de nos escondermos do mundo. Entretanto, problema que não tem solução não é problema, já é solução, por menos que nos agrade. O que importa é perceber a diferença.

Quando alguém diz: “sou tão bom que excedo”, nos faz pensar em uma analogia com a culinária. Tempero na medida certa realça o sabor, mas em exagero estraga o prato. E quanto “prato” estragado encontramos por aí!

Há os que de “tão bons” se tornam bobos: carregam os outros nas costas estimulando a incompetência. Há os  narcisistas que só olham para o próprio umbigo e não valorizam ninguém. Há também os exibidos, centro das atenções o tempo todo e que se destacam pela inconveniência. Sem falar nos donos da verdade, a quem às vezes reverenciamos pela sabedoria, mas odiamos pela teimosia!

Você é feliz na vida profissional? Faz o que gosta?

Cada um tem a sua  forma de ser feliz: o que dá prazer a uma pessoa pode ser a infelicidade da outra. Mas em uma coisa todos concordam: não há felicidade sem liberdade de fazer o que se gosta.  Aproximar-se das coisas que lhe fazem bem e distanciar-se das que o inibem ou desmotivam é estar em sintonia com seu comportamento.