Metodologia DISC

Consagrada internacionalmente, a Metodologia DISC identifica as tendências comportamentais das pessoas e permite trabalhar o talento para melhorar a vida e o desempenho no trabalho.

Metodologia DISC possibilita a análise comportamental das pessoas a partir de quatro fatores: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Conformidade (C).

Como surgiu o DISC

No início dos anos 20, o americano William Moulton Marston, PhD em psicologia pela Universidade de Harvard, desenvolveu uma teoria para explicar as respostas emocionais das pessoas. Até então, trabalhos deste tipo restringiam-se a indivíduos considerados deficientes mentais, mas Marston sonhava em estender estas ideias para avaliar o comportamento de todos os indivíduos.

Nascimento da sigla

Para testar suas teorias, Marston desenvolveu sua própria técnica para medir estilos comportamentais, utilizando-se de quatro fatores importantes: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. Das iniciais em inglês destas palavras, surgiu a sigla DISC.

Da teoria à prática

Em 1926, Marston publicou suas descobertas em um livro intitulado “As Emoções das Pessoas Normais”, que incluía uma breve descrição do sistema elaborado por ele. Desde então, a Metodologia DISC foi desenvolvida até se tornar a ferramenta de análise comportamental mais utilizada no mundo.

De acordo com a Metodologia DISC, todas as pessoas têm potencial para o sucesso, mas cada uma terá mais chances de alcançá-lo em atividades que estejam adequadas ao seu perfil comportamental. Portanto, parte do princípio de que nenhum perfil é melhor ou pior.

Qualquer indivíduo pode se adaptar a um estilo comportamental, porém, isso exigirá esforço e conhecimento acerca de quais são as características que devem ser desenvolvidas.

Pessoas que realizam atividades alinhadas ao seu perfil tornam-se mais realizadas e felizes.

O QUE O DISC FAZ

  • Detecta as características comportamentais das pessoas, como forças, motivações, forma de gerenciar e de se comunicar;

  • Aponta os pontos que não são fortes;

  • Proporciona um amplo autoconhecimento;

  • Possibilita que empresas aloquem seus colaboradores de acordo com o seu perfil comportamental, gerando mais satisfação e produtividade;

  • Complementa informações para que se tenha um conhecimento completo acerca do indivíduo.

O QUE O DISC NÃO FAZ

  • O DISC não avalia a inteligência de um indivíduo;

  • Não detecta habilidades;

  • Não avalia valores;

  • Não considera experiência e maturidade;

  • Não é uma ferramenta para manipular ou rotular pessoas.

DODECAEDRO DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS

O Dodecaedro é uma ferramenta criada pela ETALENT para aprofundar a análise dos Fatores DISC de um cargo ou pessoa por meio de 12 Subfatores. Isso facilita a visualização das forças e dos pontos de melhoria das pessoas ou das características que definem uma posição.

grafico-radar

O DISC É COISA SÉRIA

99%O DISC apresenta 99,9% de precisão nos resultados dos perfis comportamentais. Esse dado veio de um estudo realizado por Karin Roodt, Mestre em Educação pela University of South Africa e Psicóloga com registro na South African Medical and Dental Council.

O inventário comportamental com base na metodologia DISC é reconhecido pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro.

Ferramentas fundamentadas no DISC são amplamente utilizadas por empresas do mundo inteiro para análise de perfil comportamental.

OS DIFERENCIAIS DA ETALENT

Análise mais profunda

Ampliamos os estudos acerca de cada Fator e chegamos a combinações que geraram 12 Subfatores, visualizados claramente em um Dodecaedro de Competências Comportamentais. Isso possibilita uma quantidade muito maior de perfis e análises mais profundas das características comportamentais de cada indivíduo.

Foco no que é necessário

Temos uma equipe própria que busca a melhoria dos nossos produtos de forma incansável. Isso também possibilita que a ETALENT desenvolva soluções voltadas para diferentes demandas relacionadas a comportamento, focando em produtos que atendam as necessidades de cada um delas.

Formação aprofundada

Nosso programa de Certificação na Metodologia DISC aborda não só os fundamentos dessa teoria, mas também o aprofundamento que os nossos estudos proporcionaram. Leva a uma visão ampla, prática e focada na obtenção de melhores resultados em gestão de pessoas.

Benefícios da utilização da Metodologia DISC

A Metodologia DISC proporciona uma série de benefícios à organização, ajudando-a a potencializar os seus talentos, a diminuir os conflitos internos das equipes e a promover maior satisfação no ambiente de trabalho. São algumas das vantagens dessa ferramenta:

Visão estratégica da gestão de pessoas

Os resultados da organização dependem, basicamente, de como ela trata o seu capital mais importante: os recursos humanos. Entender as pessoas como sujeitos que possuem motivações, talentos e comportamentos diferentes é o primeiro passo para ter uma visão mais estratégica da gestão de pessoas.

Com a Metodologia DISC, essa visão pode ser alcançada, definindo-se com maior clareza os perfis necessários para cada função e trabalhando individualmente cada perfil comportamental para alinhá-lo às expectativas profissionais.

Segurança na seleção e desenvolvimento do pessoal

A utilização de um instrumento já testado e de efetividade comprovada confere segurança aquele que atua com os recursos humanos. A execução das tarefas do dia a dia passam a ser embasadas em uma metodologia que oferece suporte desde as atividades simples até as mais complexas.

O rigor da metodologia, mas também sua visão de diferentes perfis comportamentais, tornam mais eficientes a seleção e o desenvolvimento de equipes proporcionando um apoio à tomada de decisão.

Efetividade no mapeamento de equipes

Um mapeamento correto da equipe é um grande diferencial competitivo. Com a metodologia DISC, é possível fazer um levantamento dos perfis comportamentais e saber como cada um deles impacta no trabalho dentro da organização.

Desta forma, é possível identificar os pontos fortes e de melhoria, juntar perfis complementares em um mesmo projeto e gerir melhor os conflitos. O mapeamento, com o auxílio da metodologia, auxilia tanto a gestão como a seleção de pessoas.

Maior credibilidade profissional

A Metodologia DISC é a ferramenta de análise de perfil mais utilizada em todo o mundo. Os resultados alcançados em empresas de diversos portes e segmentos conferem ao trabalho do profissional de Recursos Humanos ainda mais credibilidade.

Assim os projetos de gestão de RH, treinamento e desenvolvimento estarão embasados em um instrumento consagrado científica e internacionalmente.

Investimento na motivação dos funcionários

A insatisfação e alta rotatividade entre os profissionais de uma empresa podem estar relacionadas com a alocação do pessoal em posições que não convergem com seu perfil comportamental.

Ao conhecer melhor o traço distintivo de cada indivíduo, é possível promover um programa de desenvolvimento personalizado, que levará em conta as características pessoais do trabalhador. Desta forma, o funcionário se sentirá motivado em suas atividades, já que terá a possibilidade de exercer funções que estão alinhadas ao seu perfil.

A análise profunda das características de cada indivíduo, proporcionada pela Metodologia Disc, é uma aliada da gestão de pessoas. Com ela, é possível ter uma equipe ainda mais motivada, feliz e satisfeita com o que faz, aumentando a produtividade e os resultados globais na organização.

Queremos ser seu parceiro nessa busca pela melhoria da vida e desempenho no trabalho. Temos soluções direcionadas para a gestão de comportamento que lhe ajudarão a conhecer melhor o seu time. Se deseja saber mais sobre essas ferramentas ou têm dúvidas sobre a metodologia, entre em contato conosco!